Éric Machado alerta que empresas que ignoram os sinais da Reforma Tributária correm risco de decisões apressadas, falhas operacionais e perdas estratégicas. Fale Conosco
A reforma tributária já está em curso no Brasil, mas apenas 8% das empresas iniciaram um plano de transição, segundo pesquisa da Deloitte. A Emenda Constitucional nº 132, promulgada em dezembro de 2023, estabelece 2024 e 2025 como anos de regulamentação e transição, com as primeiras obrigações previstas para 2026. No entanto, especialistas apontam que o maior risco para as empresas não está na complexidade técnica ou nos efeitos econômicos diretos, mas na falsa sensação de que ainda há tempo para se preparar.
Para Éric Machado, CEO da Revna Tecnologia, a situação repete um padrão histórico observado em mudanças fiscais como o Bloco K, o SPED e a FCI. “Em todos esses projetos, as empresas apostaram em possíveis adiamentos e deixaram tudo para o último trimestre. O resultado foi consultores sobrecarregados, erros técnicos, falhas de compliance e retrabalho caro. A reforma tributária tende a ser ainda mais crítica”, alerta.
Além do risco de falhas operacionais, a reforma é vista como uma oportunidade estratégica. As mudanças vão exigir revisão de processos, sistemas ERP, políticas de preços, contratos e estrutura fiscal. Segundo Éric, “Muitas empresas estão tratando a reforma apenas como uma obrigação legal. Mas, na verdade, trata-se de uma oportunidade de repensar operações inteiras. Quem se antecipa, lucra; quem espera, paga.”
Outro ponto de atenção é o gargalo de talentos especializados. Dados da Brasscom mostram que o Brasil precisa formar 150 mil profissionais de TI por ano, mas forma apenas 53 mil. Com a reforma, a demanda por consultores fiscais, especialistas em ERP e reengenharia de processos tende a crescer exponencialmente, elevando os custos e reduzindo a disponibilidade de mão de obra qualificada.
A reforma tributária unifica tributos como ICMS, ISS, PIS, COFINS e IPI em dois novos: IBS e CBS. Isso impacta todos os setores, exigindo projetos complexos de parametrização de sistemas e revisão sistêmica. Para Éric, o risco oculto está nas decisões tomadas de última hora. “Empresas que deixam para o fim vão escolher parceiros, softwares e estratégias com pressa. E, sob pressão, a chance de erro aumenta significativamente”, conclui.
Sobre a Revna Tecnologia
A Revna Tecnologia foi criada em 2022 com o objetivo de democratizar o acesso à consultoria de alto padrão. Com foco em excelência e inovação, a empresa conecta organizações aos melhores consultores e a tecnologias avançadas, como Oracle, TOTVS, SAP e AWS. A abordagem multi-tech e multi-cloud busca redefinir a seleção e valorização de profissionais, atendendo setores estratégicos como indústrias, automotivo, armazenamento, distribuição e transporte logístico, varejo, energia, aviação e serviços. Além disso, a empresa, que possui especialistas homologados em todo o mundo, sendo 500 só no Brasil, oferece serviços especializados e licenciamento de softwares, ajudando organizações a alcançarem maior eficiência e vantagem competitiva.
Leia também:
- O EBS está morto? Qual o futuro do Oracle E-Business Suite (EBS)?
- Reforma Tributária: Um Novo Horizonte para CEOs, CFOs e CIOs Transformarem Estratégia em Liderança
- 4 Principais Desafios com a Reforma Tributária na Visão da LIderança da Oracle
- 7 Dicas para se preparar para a Reforma Tributária | Empresas de Médio e Grande Porte
- Setor Contábil Reage à Cobrança de APIs na Reforma Tributária: Custo ou Obstáculo à Digitalização?
- Reforma Tributária e os Impactos no ERP SAP
- Revna Muda as Regras do Jogo do Mercado de Consultoria no Brasil
- Reforma Tributária: O Desafio Sistêmico e a Transformação Estratégica do Mercado Brasileiro
- Reforma Tributária: Sua Empresa Vai Travar no Primeiro Dia de 2026?
Acesse as verticais Revna a seguir, para obter mais detalhes:
Serviços: Implementação / Fábrica de Software / Move to Cloud / Data Science / Hunting / Outsourcing / Treinamento
Soluções: Procurement / Manufacturing / Supply Chain / Business Analytics / ERP Oracle / ERP SAP / ERP Totvs / WMS / Inteligência Artificial / IoT / Soluções Fiscais / Reforma Tributária