Em nossos projetos, adotamos plataformas de gigantes, como Microsoft Azure, Google, Oracle, Amazon AWS, Talend, Cloudera, Attunity e muito mais. Fale Conosco
Os serviços de Big Data ajudam os profissionais de dados a gerenciar, catalogar e processar dados brutos. Oferece armazenamento de objetos e data lakes baseados em Hadoop e muito mais.
O que é exatamente big data?
Conjuntos de dados tão volumosos que softwares tradicionais de processamento de dados simplesmente não conseguem gerenciá-los. No entanto, esses grandes volumes de dados podem ser usados para resolver problemas de negócios que você não conseguiria resolver antes.
Benefícios do big data:
- Com o big data, você obtém respostas mais completas, porque tem mais informações.
- Respostas mais completas significam mais confiança nos dados, ou seja, uma abordagem completamente diferente para lidar com problemas.
Casos de uso de big data
O big data pode ajudar você a lidar com diversas atividades de negócios, desde a experiência do cliente até a análise avançada. Aqui estão algumas.
Desenvolvimento de produtos: Empresas como Netflix e Procter & Gamble usam big data para antecipar a demanda dos clientes. Eles criam modelos preditivos para novos produtos e serviços, classificando os principais atributos de produtos ou serviços passados e atuais e modelando a relação entre esses atributos e o sucesso comercial das ofertas. Além disso, a P&G utiliza dados e análises de grupos de foco, mídias sociais, mercados de teste e lançamentos antecipados de lojas para planejar, produzir e lançar novos produtos.
Manutenção preditiva: Fatores que podem prever falhas mecânicas podem estar profundamente relacionados a dados estruturados, como o ano, a marca e o modelo do equipamento, bem como em dados não estruturados que abrangem milhões de entradas de log, dados de sensores, mensagens de erro e temperatura do motor. Ao analisar essas indicações de possíveis problemas antes que eles ocorram, as empresas podem implementar a manutenção de maneira mais econômica e maximizar o tempo de atividade de peças e equipamentos.
Experiência do cliente: A corrida para alcançar os clientes já começou. Uma visão mais clara da experiência do cliente nunca foi tão possível como agora. O big data permite que você reúna dados de mídias sociais, visitas da web, registros de chamadas e outras fontes para aprimorar a experiência de interação e maximizar o valor fornecido. Comece a oferecer ofertas personalizadas, reduza a rotatividade de clientes e lide com problemas proativamente.
Fraude e conformidade: Quando se trata de segurança, você não está lidando apenas com alguns hackers mal-intencionados, e sim com equipes de especialistas na área. Os cenários de segurança e requisitos de conformidade estão evoluindo constantemente. Big data ajuda você a identificar padrões em dados que indicam fraudes e agregar grandes volumes de informações para tornar os relatórios regulamentares muito mais rápidos.
Machine learning: O machine learning é um dos assuntos mais comentados do momento. E dados, especificamente big data, é um dos motivos. Agora, somos capazes de ensinar máquinas em vez de programá-las. A disponibilidade de big data para treinar modelos de machine learning permite que isso seja uma realidade.
Eficiência operacional: A eficiência operacional nem sempre é notícia, mas é uma área em que o big data está tendo o maior impacto. Com big data, você pode analisar e avaliar a produção, feedbacks e retornos de clientes e outros fatores para reduzir interrupções e antecipar demandas futuras. Big data também pode ser usado para melhorar a tomada de decisões de acordo com a demanda atual do mercado.
Promova a inovação: O big data pode ajudar você a inovar, estudando interdependências entre seres humanos, instituições, entidades e processos e, em seguida, determinando novas maneiras de usar esses insights. Use informações de dados para aprimorar as decisões sobre considerações financeiras e de planejamento. Examine as tendências e o que os clientes desejam para oferecer novos produtos e serviços. Implemente um sistema de preços dinâmico. Há infinitas possibilidades.
Leia também:
- Futuro e passado dos dados: Como BI e BA moldam estratégias empresariais
- EBS está morto? Qual o futuro do Oracle E-Business Suite (EBS)?