Especialistas do IBM Accelerate by Forbes destacam a convergência entre nuvem e inteligência artificial como motor de transformação empresarial e social Fale Conosco
A união entre nuvem híbrida e inteligência artificial (IA) está definindo o futuro da inovação corporativa. Esse foi o foco do IBM Accelerate by Forbes, evento realizado em São Paulo e patrocinado pela IBM, em parceria com a Intel, que reuniu lideranças de tecnologia e negócios para discutir como a era da IA generativa está remodelando empresas e indústrias.
Abrindo o encontro, Marcelo Braga, presidente da IBM Brasil, enfatizou que a nuvem híbrida “não é sobre um único vencedor, mas sobre pluralidade e colaboração”. Para ele, o sucesso dessa arquitetura depende de três pilares: resiliência, performance e segurança. Braga destacou ainda que a transição para modelos híbridos permite combinar o melhor da nuvem pública, privada e local, otimizando custos e acelerando a adoção da IA de forma estratégica.
Cristina Palmaka, conselheira e ex-presidente da SAP na América Latina, reforçou que “a tecnologia só é relevante quando gera valor real para os negócios”. Ela defendeu uma abordagem ética e responsável da IA, com foco em governança e mitigação de riscos. Já Guilherme Horn, head do WhatsApp Brasil, destacou que a inovação nasce de uma mudança de mentalidade. “A IA vai além da eficiência; ela permite criar modelos de negócio completamente novos”, afirmou.
Estratégia, governança e pessoas
A Cíntia Barcelos, CTO do Bradesco, compartilhou como o banco está se tornando uma organização “AI First”, aplicando inteligência artificial em cobrança, atendimento e produtividade no desenvolvimento de software. Na mesma linha, Thiago Viola, diretor de IA, Dados e Automação da IBM Brasil, explicou que a IA só atinge seu potencial quando apoiada por infraestruturas de nuvem flexíveis, capazes de fornecer dados e capacidade computacional sob demanda.
Rodrigo Magalhães, especialista técnico da IBM, complementou que a nuvem é o “ambiente natural da IA”, pois simplifica o acesso a modelos avançados e acelera a transformação digital. Já Roberto Corrêa, da Intel, destacou a parceria com a IBM no desenvolvimento do Gaudi 3, uma solução criada para cargas de trabalho intensivas em IA generativa, oferecendo eficiência de custo e alto desempenho para deep learning.
Boris Kuszka, ressaltou como a automação inteligente está revolucionando a operação de TI, enquanto Ricardo Drumond, da HashiCorp, e Lucrécia Oliveira, da Benner, enfatizaram que as empresas precisam reinventar seus modelos de negócio diante do avanço da IA.
A terceira grande revolução
Encerrando o evento, Glaucia Guarcello, CEO da Singularity University, foi enfática: “O que mata empresas não é a tecnologia, mas a irrelevância”. Ela classificou a convergência entre IA e nuvem como a terceira grande revolução tecnológica da humanidade, comparável à eletricidade e à internet.
Na prática, a nuvem híbrida é o alicerce dessa transformação. Segundo Rohit Badlaney, gerente geral de Produtos IBM Cloud e Plataformas Industriais, o IBM Cloud combina segurança avançada, computação confidencial e criptografia de dados, garantindo que as informações dos clientes “permaneçam exclusivamente deles”.
Badlaney explicou que o IBM Cloud Security and Compliance Center integra governança e conformidade em todas as etapas do ciclo de vida da IA, respondendo aos novos riscos trazidos pela chamada IA agentiva, sistemas autônomos capazes de agir de forma proativa e adaptativa.
Com o avanço dessa tecnologia, cresce também a importância da infraestrutura híbrida e segura. IA e nuvem, segundo os especialistas, são dois lados da mesma moeda e juntas estão moldando a infraestrutura da inovação global, conectando pessoas, dados e inteligência em escala.
fonte: Forbes Brasil
Acesse as verticais Revna a seguir, para obter mais detalhes:
Serviços: Implementação / Infraestrutura de TI
Soluções: Inteligência Artificial / Infra & Tech