Tecnologia pode acelerar projetos em até cinco vezes, diminuindo custos e riscos nas migrações corporativas, aponta estudo do Boston Consulting Group Fale Conosco
A transformação digital das empresas pode ganhar um novo ritmo com o avanço da inteligência artificial generativa (IA generativa). Segundo um estudo recente do Boston Consulting Group (BCG), a tecnologia tem potencial para reduzir entre 20% e 40% o esforço e o custo de implementações e migrações de sistemas ERP, tornando os projetos mais ágeis, seguros e economicamente viáveis.
O relatório, intitulado GenAI Can Revolutionize ERP Transformations, destaca que o uso da IA generativa pode acelerar em até cinco vezes o processo de implementação de softwares de gestão empresarial. “É possível que, em cerca de três anos, a aceleração da GenAI permitirá que as empresas implementem soluções ERP avançadas até cinco vezes mais rápido do que com os métodos tradicionais (mesmo os ágeis)”, afirma Roberto Penido, diretor do BCG.
Redução de tempo e riscos em todo o ciclo de implantação
De acordo com o estudo, o maior impacto da IA generativa ocorre na fase de coleta e análise de requisitos, tradicionalmente manual e suscetível a erros. Com o suporte de ferramentas de mineração de processos, a tecnologia pode reduzir o tempo gasto nessa etapa de 30% a 60%, além de gerar análises mais precisas e estruturadas.
Na migração de dados, considerada uma das partes mais complexas de uma transformação ERP, a IA generativa pode reduzir o tempo de preparação e mapeamento entre 20% e 30%, além de realizar limpeza e validação de informações com padrões elevados de qualidade.
Outro benefício expressivo é a capacitação dos usuários. A pesquisa indica que treinamentos e integrações de novos membros podem ser reduzidos em até 60%, graças à geração automatizada de conteúdos didáticos e à assistência inteligente durante o uso do sistema.
Além disso, a IA generativa pode diminuir em até 60% o volume de tarefas de suporte que exigem intervenção manual após a entrada em operação do ERP, reduzindo significativamente o tempo de resposta e os custos operacionais.
Uma nova mentalidade de transformação digital
Para o BCG, o desafio imediato das empresas está em adotar uma “mentalidade GenAI-first”, incorporando as capacidades da IA generativa desde o início dos projetos de ERP. “O desafio imediato das empresas é ir além das abordagens tradicionais de gerenciamento de projetos, para criar uma mentalidade GenAI-first, que integre as capacidades da inteligência artificial generativa ao longo do ciclo de vida da transformação do ERP”, reforça Penido.
A consultoria também destaca que a simplificação promovida pela IA permitirá a coexistência de múltiplas soluções ERP dentro de uma mesma organização, uma abordagem mais flexível, que favorece áreas com necessidades específicas e acelera a inovação corporativa.
O estudo aponta que a combinação de IA generativa e ERP inaugura uma nova era de eficiência operacional e inteligência de negócios, redefinindo os parâmetros de tempo, custo e qualidade em projetos empresariais de grande escala.
fonte: IT Forum
Acesse as verticais Revna a seguir, para obter mais detalhes:
Serviços: Implementação / Data Science
Soluções: Inteligência Artificial / ERP Oracle Cloud