Jorge Mansur compartilha no 19º Revna Insights suas experiências e aprendizados em um dos projetos mais importantes da sua vida Fale Conosco
É com grande entusiasmo que na décima nona edição do Revna Insights, trazemos para vocês, conforme decidido pela maioria em nossa recente enquete no Instagram, a edição especial dedicada a Jorge Mansur e sua marcante peregrinação pelo Caminho de Santiago de Compostela. Esta edição não apenas destaca uma jornada pessoal extraordinária, mas também inaugura uma nova série em nossos artigos Revna Insights, onde iremos falar mais sobre pessoas e menos na tecnologia.
Jorge Mansur é um nome bem conhecido no mundo da tecnologia, especialmente por seu trabalho como CIO na Hidrovias do Brasil e CIO Latam na GE Transportation, e, mais recentemente, como consultor independente na JG Mansur Consultoria em TI.
Formado em Engenharia Elétrica pela PUC-MG e com um MBA Internacional pela FGV/Ohio, Jorge acumula mais de 30 anos de experiência em sistemas de gestão empresarial, incluindo SAP, Oracle e Totvs, e tem uma rica trajetória profissional que abrange atuações nos EUA, México, Paraguai e Uruguai.
Além de sua brilhante carreira, Jorge tem paixões que ocupam seu tempo fora do escritório. Ele é um entusiasta de viagens, adora passar tempo com a família, assistir a filmes e séries, e se deleitar com uma boa música acompanhada de um excelente vinho ou um chopp bem gelado.
A relação profissional entre Jorge e Éric Machado teve início em 2010, quando Éric, fornecendo serviços especializados em Oracle e Supply Chain, era responsável pelo atendimento da GE Transportation, onde Jorge atuava como CIO. Esta colaboração inicial resultou em significativas contribuições em áreas críticas como Supply Chain, Distribution, Procurement e Manufacturing. Os projetos desenvolvidos por eles no ERP contribuiram para a eficiência operacional na divisão da General Electric em Contagem, especializadas na produção de locomotivas. Essa unidade foi adquirida pela Wabtec em 2019, através de um acordo de fusão, consolidando a Wabtec como líder mundial no segmento. É interessante notar que vários consultores que trabalharam nesses projetos sob a liderança de Éric naquela época agora fazem parte do time da Revna.
Estamos felizes por compartilhar com vocês, a seguir, o testemunho na íntegra da experiência vivida por Jorge em sua peregrinação pelo Caminho de Santiago de Compostela. Preparem-se para mergulhar em uma história inspiradora que traz experiências que se conectam profundamente com os valores e crenças da Revna.
Minha Transformadora Jornada Pelo Caminho de Santiago
Por Jorge Mansur - Maio 2024
Cinco longos anos se passaram desde o “go live” de um dos mais importantes projetos da minha vida: concluí o caminho Francês de peregrinação até Santiago de Compostela (Espanha) – um sonho realizado e que representa um “divisor de águas” na minha vida.
Em fevereiro de 2019, retornando das férias, fui comunicado que não faria mais parte do quadro de funcionários da empresa que trabalhava há 6 anos. Aos 54 anos de idade, com quase 38 anos de “carteira assinada”, grande parte destes em posições executivas de T.I., senti um mix de emoções: encerrar um ciclo é sempre desafiador, principalmente quando não é planejado! Mas, com determinação e o esperado apoio de uma família maravilhosa, consegui focar nos aspectos positivos que eu poderia aproveitar daquele momento – finalmente eu teria tempo para realizar um grande sonho: fazer uma peregrinação pelo caminho de Santiago de Compostela!
Já havia sonhado muito em fazê-lo, e até considerado a possibilidade de um “faseamento”, como forma de viabilizar um projeto de grande escopo, demandando mais recursos do que eu dispunha: nesse caso, o “tempo”. Finalmente eu vislumbrava a oportunidade de trazer o sonho para a realidade! Planejar essa jornada e me entregar de corpo e alma nesse desafio foi uma vivência sem igual! Na minha vida pessoal, os filhos já encaminhados, ambos universitários e na vida profissional, um tão sonhado período sabático, sem levar aquele telefone corporativo e todas as urgências que nós, profissionais de T.I., aprendemos desde cedo a encarar como parte do ofício ...
Assim como nos melhores projetos que realizei ao longo da minha carreira, fiz o melhor planejamento possível e o kick off (há quem chame de check-in! Rs) ocorreu no dia 02/04/2019 em Guarulhos, rumo a Pamplona, na Espanha. Tudo perfeito? Lógico que não! Bem acima do peso, joelhos condizentes com idade e sobrepeso, mochila pesada... mas sobrando motivação e entusiasmo para enfrentar um caminho que tantos já trilharam, documentaram, filmaram, deram milhões de dicas, mas que será sempre único para cada um que o trilhar!
E também como nos projetos desafiadores, a motivação no início é sempre elevada – nossas projeções sempre focaram nas maravilhas que o caminho oferece: paisagens, gastronomia, “liberdade” ... mas o mundo real, assim que se inicia a caminhada, traz também os espinhos do caminho: subidas longas, descidas não amigáveis para os joelhos, dores e bolhas nos pés, muito cansaço (alguns dias chegando à exaustão!). Pensar em desistir? Sim, acontece... mas o desejo da superação, o comprometimento com esse projeto de vida, a maturidade e vivência em projetos desafiadores... desistir nunca foi uma opção!
Foram mais de 800km de peregrinação (caminho francês saindo de St Jean Pied du Port), percorridos em 32 dias ininterruptos de caminhada desde às 7h da manhã (antes do sol nascer em boa parte do caminho).
Em analogia com as metodologias de projeto convencional ou ágil, eu digo que o caminho é, sem dúvida, a metodologia ágil! São pequenas conquistas a cada chegada a um novo Pueblo – chegar a Santiago de Compostela é a celebração de uma jornada e o fim do caminho, de um projeto de vida! A vivência de cada dia, a experiência diária de chegar a um novo lugar, as noites em albergues confraternizando com pessoas de diferentes partes do mundo... Cada dia percorrido é único, desafiador e muito importante na trajetória! Cada percurso finalizado e a chegada a um novo Pueblo é uma conquista muito celebrada!
Enfrentamos temperaturas abaixo de zero, neve, chuvas, tempestades com raios, sol, vento... comemos muitos “bocadillos” em paradas para descanso inesquecíveis, conhecemos muitos peregrinos de diversas nacionalidades, sentimos muitas dores nos joelhos, costas e pés (ah! e em alguns músculos que nem sabíamos que tínhamos!)... comemos muito bem, diversos menus peregrinos pelo caminho maravilhoso! Muito Vinho? Sim, todos os dias! E que vinhos!!! Cada dia foi especial e único! Fazer o caminho de Santiago é se desafiar ao desapego pelo conforto, ao foco, à persistência, resistência, resiliência.... e presentear-se com o que há de mais valioso em nossa vida: o tempo para si mesmo!!! Mas é prazer, satisfação, encantamento, descobertas, introspecção ... e muito mais!
Paisagens inesquecíveis, reflexões do passado, presente e futuro, orações silenciosas, mantras que a gente se pega executando o tempo todo, olhando o chão, o fim da subida, a paisagem exuberante, casinhas tiradas dos livros de historinhas infantis... pontes medievais... e monumentos de um passado distante dos nossos tempos!
Tirar um tempo para “ter tempo” e estar atento aos cheiros... da fumaça nas chaminés das casinhas de pedra, do mato, dos pastos, das comidas nos albergues, do ar puro inalado até encher os pulmões... das meias depois de 30km de caminhada (esse não dá muita saudade, mas é um dos cheiros! Rsrs)
É ter tempo e estar atento aos sons... dos passarinhos, do vento tocando o cajado como se fosse flauta, suas músicas no fone de ouvido, os sininhos nos pescoços do gado, o cajado batendo ao chão, dos peregrinos falando diversas línguas e que passam por nós o tempo todo e dizem “Buen Camiño!” ... tudo muito sensacional!
É ter tempo e estar atento à paisagem bucólica, histórica... das casas de pedra, igrejas de séculos passados, florestas, pastos com ovelhas, campos de oliveiras, de trigo, cidades com construções belíssimas, incluindo Gaudi e outros tantos gênios que viveram em outras épocas e que deixaram um legado de presente para o nosso delírio!
Estar atento aos sinais, literalmente... como é um caminho que se faz sem guias, a atenção aos sinais (setas amarelas) pelo caminho, indicando o rumo a tomar nas bifurcações e alternativas, é fundamental! E assim como em um projeto corporativo, estar atento aos sinais, aos ruídos, aos comportamentos... e intervir antes que um rumo errado seja tomado, é crucial! No caminho, você pode não ter energia para corrigir o rumo e chegar ao destino sem deixar de observar os sinais. Em um projeto do mundo corporativo, você pode colocar em risco todo o projeto ao não perceber ou fazer a leitura correta dos sinais que indicam que mudanças ou realinhamentos são necessários.
Ao longo do Camiño aprendemos a aguçar todos os sentidos - afinal, você está ali na caminhada, presente de corpo e alma! É também uma experiência sensorial!! Quanta generosidade há nas pessoas que estão nessa caminhada! Não há disputa – cada um no seu tempo, cada peregrino com a sua bagagem – de vida e de desapego! O mundo seria muito melhor se todos se tratassem com o mesmo carinho e senso comum de querer bem como é no Camiño!
Chegar ao nosso último destino foi sensacional! Uma vitória! É o “go live” de uma jornada muito especial... os dias que antecedem a chegada em Santiago de Compostela, apesar de ainda muito gratificante cada novo marco alcançado, é também angustiante... o destino será alcançado e “a vida voltará ao normal”... ou seja, acabou aquela “alocação ao projeto”... é o retorno à rotina!
Aí vem aquela pergunta que todo gestor não deveria esquecer nunca de se certificar que tem a resposta antes de aprovar qualquer projeto... E quais os benefícios são esperados para esse “projeto”? O que muda com a sua execução? Por que investir tempo, energia e dinheiro para esse projeto?
Mas o fato é que muitos decidem trilhar o caminho mesmo sem uma resposta muito profunda para esse questionamento – é o fazer pelo turismo, pela aventura, pelo trekking, pela experiência de umas férias longas no velho mundo... mas e eu, o que me levou a fazer o Camiño? Encontrei? Não acho que o Caminho tenha uma resposta para um único propósito: é uma vivência única e inesquecível, que alimenta a alma e nos faz pessoas melhores!
Nesse paralelo dos benefícios entre o Camiño de Santiago e os projetos corporativos, aqui o distanciamento do mundo pessoal do corporativo – no mundo pessoal, nem todo gasto tem que ter uma recompensa financeira ou aumentar o “valor da empresa”. Os deliverables e o retorno do investimento do Camiño são muitos: vencer os desafios físicos de uma caminhada de 800km em 30 dias não tem preço! Entramos para o seleto grupo de peregrinos que trilharam o Camiño... Tive tempo para mim, estava atento e aproveitei muito! Saí renovado, com novos sonhos, muita saudade dos meus queridos que me aguardam no Brasil e mais apaixonado ainda pela minha companheira da vida toda. E não tive e não tenho nada a pedir, só a agradecer por tudo que a vida tem me dado: aos filhos maravilhosos que juntos criamos para o mundo, em um outro “projeto” desafiador, mas que igualmente foi de muito sucesso (agora adultos, o ongoing tem sido uma experiência única).
Passados 5 anos da chegada à Cathedral de Santiago de Compostella, muitas mudanças ocorreram em minha vida... e no mundo! Uma pandemia veio para mudar muita coisa, incluindo o formato de trabalho – nos afastamos do dia-a-dia nas empresas e também das pessoas queridas, dos amigos... aprendemos a nos virar de um jeito diferente. Mas tudo voltou ao normal, ou pelo menos, ao normal de agora...
Algumas grandes conquistas ainda estão acontecendo e a certeza de que o período sabático e a peregrinação foram transformadores e na hora certa! Sigo em uma carreira solo como consultor, CIO on demand , advisor e outros tantos títulos que encontramos – tentando ajudar as empresas num caminho de transformação, com propósito definido, engajamento, alinhamento estratégico e, como numa jornada de peregrinação de 800km, celebrando as conquistas diárias que, somadas, nos levam ao destino final! E sonhando com os próximos “Camiños” que ainda quero trilhar! Não necessariamente de peregrinação, mas certamente transformadores, como foi o Camiño de Santiago!
Passos de um CIO Peregrino: Atravessando Desafios. Uma Visão de Éric Machado, CEO da Revna
Éric Machado reflete sobre o testemunho de Jorge Mansur: “Ao refletirmos sobre a emocionante jornada de Jorge Mansur pelo Caminho de Santiago, não podemos deixar de traçar paralelos valiosos com os desafios e as conquistas do mundo corporativo. Enquanto o mundo fala amplamente sobre inteligência artificial, há uma necessidade palpável de focar mais na inteligência emocional e em como podemos nos tornar melhores seres humanos. A história de Jorge nos lembra da importância de cuidar de nossas emoções e de buscar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.”
Assim como Jorge planejou meticulosamente sua jornada, utilizando uma abordagem ágil para lidar com os desafios diários, as empresas precisam implementar estratégias e metodologias ágeis para se adaptarem e prosperarem em projetos de TI. A resiliência e a capacidade de adaptação demonstradas por Jorge são qualidades que devem ser incorporadas em soluções de tecnologia, preparando as empresas para enfrentarem e se adaptarem às rápidas mudanças dos seus ambientes de negócios.
“A visão clara e o propósito determinado que guiaram Jorge ao longo de sua peregrinação são cruciais no mundo corporativo. Além disso, a transformação pessoal de Jorge após sua jornada é uma inspiração à transformação organizacional que eu acredito na Revna. Apoiamos a transformação tecnológica e também das pessoas.”, ressalta Éric.
Cada conquista no Caminho de Santiago foi celebrada por Jorge, e essas conquistas servem de inspiração de acordo com o CEO da Revna. “Todos nós precisamos celebrar cada marco alcançado nos projetos de vida e empresarias. Por isso, na Revna cultivamos uma cultura de reconhecimento que não apenas motiva, mas também reconhece o esforço de cada indivíduo envolvido.”
Para finalizar, Éric Machado diz: “Vamos continuar a inspirar e ser inspirados por histórias como a de Jorge, reforçando nosso compromisso de falar mais sobre pessoas e não apenas sobre tecnologia. Afinal, são as pessoas que movem as inovações e transformam o mundo corporativo. Vamos juntos cultivar mais empatia, compreensão e resiliência, tanto em nossos projetos pessoais quanto profissionais.”
Candidate-se agora!
Dê o próximo passo em sua carreira tornando-se um consultor homologado e descubra o comprometimento da Revna na atração e retenção dos melhores consultores do mercado. Na Revna você tem a liberdade de escolher de onde trabalha e em quais horários você tem disponibilidade. Aceite o desafio de se destacar e aproveite a oportunidade de conquistar uma remuneração variável, que reflete o seu sucesso. Junte-se a nós na Revna e faça parte de uma jornada transformadora!
Programa de homologação de consultores, válido em todos os continentes, especialmente América do Sul, América do Norte e Europa.
Comande a sua jornada. Acesse "BE REVNA", a única plataforma do mercado que conecta você às melhores oportunidades.
Leia também:
- Revna Muda as Regras do Jogo do Mercado de Consultoria no Brasil
- EBS está morto? Qual o futuro do Oracle E-Business Suite (EBS)?
- A Fórmula do Sucesso: Como a Revna Tecnologia está crescendo 3 dígitos trazendo os melhores talentos do mercado para sua equipe
- Drones para inventario: O Futuro do Controle de Estoques
Acesse as verticais Revna a seguir, para obter mais detalhes:
Serviços: Implementação / Fábrica de Software / Move to Cloud / Data Science / Hunting / Outsourcing / Treinamento
Soluções: Procurement / Manufacturing / Supply Chain / Business Analytics / ERP Oracle / ERP SAP / ERP Totvs / WMS / Inteligência Artificial / IoT