SUNSTONE

NOTÍCIA

Proteção de Apps na Nuvem: O Dilema dos CISOs da América Latina!

25/10/2022 15:04

Desafio na América Latina: 41% dos líderes tech enfrentam obstáculos para garantir segurança unificada nas nuvens. Fale Conosco

Líderes de TI na América Latina enfrentam desafios significativos para garantir e otimizar aplicações de negócios na nuvem, de acordo com uma pesquisa da F5, líder em soluções de segurança e aplicativos empresariais. O relatório, denominado State of Application Strategy Latin America Edition 2022, destaca os obstáculos enfrentados por CIOs e CISOs nas principais organizações desses países na busca pela eficácia e performance de aplicações de negócios na nuvem.

O estudo, que contou com a participação de 117 líderes de tecnologia de grandes empresas na América Latina, revela que apenas 58% das empresas empregam ambientes multinuvem, bem abaixo da média global de 70%. A razão para tal desaceleração é explicitada nas respostas à questão sobre os desafios enfrentados pelas organizações ao implementar aplicações em ambientes multinuvem.

Entre os respondentes da América Latina, 46% afirmam encontrar dificuldades na otimização das aplicações, o mesmo percentual daqueles que se esforçam para controlar o crescimento descontrolado das aplicações (application sprawl). Além disso, 44% reconhecem a falta de visibilidade sobre os problemas de sua plataforma de negócios na nuvem e 41% enfrentam desafios na aplicação consistente de regras de segurança em vários ambientes de nuvem.

Para 39% dos entrevistados, a flexibilidade do modelo de nuvem é um obstáculo: a migração de aplicações entre diferentes nuvens e data centers não é tarefa fácil. A mesma proporção admite ter dificuldades em determinar qual nuvem oferece o melhor custo-benefício para sua empresa.

“O estudo destaca um conjunto de desafios enfrentados pelos CIOs e CISOs da nossa região, e não se trata de um problema isolado. Uma das razões para isso é que muitos ainda veem a segurança de aplicativos na nuvem como um passo posterior ao desenvolvimento da plataforma. O ideal é incorporar as melhores práticas de segurança desde a fase de desenvolvimento, criando uma cultura DevOps onde a proteção do código acontece desde o início", explica Juan Villalobos, diretor de canais de vendas da F5 América Latina.

Com relação ao desafio de gerenciar ambientes multinuvem, Villalobos sugere que vale a pena considerar o uso de soluções que criam uma camada comum de gerenciamento para todas as nuvens, sejam públicas, privadas ou híbridas.

De acordo com Villalobos, com um único painel, é possível aplicar a mesma política de segurança em todas as nuvens, padronizando métricas e obtendo visibilidade e controle sobre ambientes muito diferentes entre si. “Com a chegada das redes 5G e o aumento dos sites de edge computing na América Latina, essa demanda é mais urgente do que nunca.”

Esse panorama pode ser o motivo pelo qual 44% dos entrevistados demonstraram interesse na plataforma WAAP (Web Application and APIs Protection), um conceito definido pelo Gartner para responder aos desafios de segurança de ambientes multinuvem e multiplataforma que trocam dados 24x7. "Existe uma consciência de que as APIs, essenciais para a aceleração dos negócios digitais, nem sempre são construídas seguindo as melhores práticas de segurança. Vulnerabilidades nas APIs podem afetar não apenas empresas, mas também ecossistemas inteiros como o open banking e o open health, que começam a ganhar forma na América Latina", afirma o relatório da F5.

IA no modelo de serviços gerenciados

Além disso, a pesquisa revela que 41% dos entrevistados estão avaliando o valor que as soluções de AIops (Artificial Intelligence Operations) podem trazer para os negócios. Essa proporção é menor do que os 61% que estavam considerando essa tecnologia na pesquisa da F5 de 2021. Villalobos acredita que isso pode ser devido ao fato de que, cada vez mais, são os líderes de negócios, e não os de tecnologia, que buscam os resultados oferecidos pelas plataformas de inteligência artificial.

Ele também aponta a falta de profissionais treinados e certificados nas plataformas mais avançadas de IA como um fator relevante. "A demanda por essas habilidades é tão grande que muitas organizações estão procurando serviços gerenciados de inteligência artificial para, por exemplo, identificar e bloquear fraudes em e-commerce e internet banking", destaca Villalobos. Nesse cenário, ele explica, a empresa usuária se beneficia da combinação de serviços e software de IA sem precisar contar com os cientistas de dados tão necessários para o avanço da economia digital na América Latina.



Fonte: https://www.cisoadvisor.com.br/


VEJA MAIS NOTÍCIAS

LET'S REV A TALK?

A Revna Tecnologia precisa dos dados fornecidos neste formulário para responder sua solicitação. Você pode deixar de receber essas comunicações quando desejar. Para obter mais informações, confira nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso.

Eu aceito receber conteúdo relacionado com os produtos e serviços da Revna em meu e-mail.



  • A TECNOLOGIA É O QUE
    NOS FAZ PRESENTES.


    Condomínio Galleria Plaza
    Av. Dr. José Bonifácio C. Nogueira, 150
    Térreo, Jd. Madalena, Campinas, SP.
    CEP: 13.091-611

@2024 · Revna Tecnologia. Todos os direitos reservados. Saiba mais.
REVNA COMÉRCIO E SERVIÇO EM TECNOLOGIA LTDA - CNPJ: 42.984.458/0001-72
Av. Dr. José Bonifácio C. Nogueira, 150 Térreo, Jardim Madalena - Campinas/SP
CEP 13091-611 - Telefone: +55 (19) 3707-1547 - talk@revna.com.br
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp