Estudo revela a crescente importância dos líderes de tecnologia nas empresas e o impacto de sua atuação na inteligência artificial e digitalização. Fale Conosco
As lideranças de tecnologia têm ganhado cada vez mais relevância nas decisões estratégicas das empresas, mas ao mesmo tempo estão se distanciando dos CEOs, conforme aponta um estudo realizado pela IDC Brasil, encomendado pelo Google Cloud. Em 2024, apenas 16% dos CTIOs (Chief Technology Information Officers) se disseram próximos ao principal executivo, um número significativamente menor comparado aos 38% de 2023. O motivo? A ampliação do contato com outras áreas de negócio.
Essa transformação no papel dos líderes de TI reflete uma mudança na dinâmica corporativa. Segundo Ricardo Fernandes, head do Google Cloud Brasil, "o executivo de tecnologia está muito mais envolvido nas áreas de negócio, o que é fantástico, pois esse é o papel da tecnologia: servir ao negócio, ser o negócio". Contudo, ele alerta que o distanciamento dos CEOs pode comprometer o letramento tecnológico da alta direção, especialmente com a ascensão da inteligência artificial (IA).
Para os CTIOs, o desafio agora é maior: além de inovar, precisam educar suas equipes e lideranças sobre o potencial das novas tecnologias, como a IA generativa. O estudo revelou que 72% desses líderes notaram um aumento significativo no debate sobre IA em reuniões, e 68% afirmaram que estão buscando mais conhecimento sobre tecnologias emergentes — uma tendência que só deve crescer.
Essa mudança de foco para inovação e transformação digital é acompanhada por um aumento no orçamento dedicado à digitalização. Em 2024, 53% das empresas já reservam recursos especificamente para essa área, um salto frente aos 29% de 2023. Entretanto, a questão financeira ainda é um obstáculo para muitos, com 39% dos CTIOs considerando o orçamento insuficiente para as necessidades tecnológicas.
O cenário é desafiador, mas promissor. O papel do líder de TI não é apenas técnico, é estratégico. Em um mundo onde as empresas buscam a transformação digital, ser capaz de conectar inovação, dados e a estratégia global da empresa é essencial.
fonte: InfoMoney
Acesse as verticais Revna a seguir, para obter mais detalhes:
Serviços: Assessment de TI / Treinamento
Soluções: Internet of Things / Inteligência Artificial